Às margens do Ipiranga - 21-09-2011

Uma carta foi o estopim para a conquista da autonomia política do país e para o grito de “Independência ou morte!”, a frase histórica de Dom Pedro I.

O processo de independência do Brasil começou muito antes de 1822, ano da nossa separação de Portugal. Já em 1808, quando a família real portuguesa chegou ao país, as mudanças sociais e políticas então em curso apontavam para a autonomia brasileira. Os portugueses vieram ao Brasil para fugir das tropas francesas de Napoleão Bonaparte. Para a fuga ser segura, contaram com o apoio da Inglaterra. Em troca, foram abertos os portos brasileiros para o mundo, ou seja, os produtores e comerciantes do nosso país puderam negociar com os outros países e sentir a liberdade financeira. Juntando a isso a reforma urbana no Rio com infraestrutura de um reino, o país começa a ganhar forma e a não se ver mais como colônia.

Tal cenário é o início da agitação popular para tornar o país livre. Em 1821, no comando há pouco menos de um ano, Dom Pedro I, Príncipe Regente do Brasil, sente que a então colônia portuguesa está prestes a se tornar um país independente. A intenção do reino português, no entanto, era recolonizar as nossas terras, mas com Dom Pedro I por aqui ficaria difícil. Dizem os historiadores que nosso regente tinha um espírito liberal, apoiava o crescimento econômico e social do Brasil colônia e fazia vistas grossas a muitas manifestações populares. E assim começa uma série de fatos que terminaram com a Proclamação da Independência, em 7 de setembro de 1822.



Noticias relacionadas

08-09-2011
Grande expectativa da Döhler para a 1ª Têxtil House


08-09-2011
Döhler prepara lançamento de produto que usa tecnologia inédita no segmento


08-09-2011
Döhler investe na expansão para ganhar o Brasil


21-09-2011
Döhler lança coleção em São Paulo


21-09-2011
Empresa compartilha experiência do Lean



Comentar a Notícia
Compartilhar Esta Notícia

0 pessoas comentaram sobre este produto


pessoas comentaram sobre este produto



Comentar Notícia
{comment_message}
Facebook
Twitter
Flickr