Como criar caixas decorativas para organizar o seu lar

Para você que ama uma decoração feita à mão e precisa de novas dicas para organizar melhor o seu lar, temos uma sugestão ótima de artesanato. A dica deste mês é da artesã Maddu Magalhães. Ela transformou simples caixas de papelão em lindas caixas organizadoras, excelentes para guardar qualquer item de casa e, ainda, proporcionar um toque de criatividade e decoração. 


Quem não tem uma caixa de papelão em casa e acaba descartando-a por não ver outra finalidade senão o lixo? Você pode aproveitá-las para guardar brinquedos, livros, roupas, cabos, travesseiros - são inúmeras as utilidades e com um precinho bem leve. Basta apenas criatividade e seguir os cuidados que a artista ensina. 


Afinal, fabricar suas próprias caixas organizadoras é uma atividade muito econômica. Você vai precisar de materiais que tem em casa e gastar muito menos em comparação a comprar em uma loja. 


Para ajudar nesse momento de arte e terapia, vamos deixar aqui o vídeo da artista para você aproveitar e seguir as dicas. Mas confira também o passo a passo que preparamos abaixo para dar aquela renovada e ter mais #BemEstarNoLar. 



Caixas organizadoras 




Que tal aprender essa arte conosco e renovar seu lar? Para criar suas próprias caixas organizadoras com a ajuda da artista Maddu Magalhães, você vai precisar dos seguintes itens:


- Diferentes formatos de caixas de papelão.

- Tecidos estampados - podem ser nossos tecidos patchwork. A Döhler tem várias estampas lindas. Confira em nosso site. Obs.: o tecido não pode ter elástico e ser muito fino.

- Cola branca.

- Cola quente e aplicador de cola quente.

- Estilete.

- Tesoura bem afiada para corte de tecido.

- Pincel para pintura ou pincel rolo.


Passo a passo


Uma dica é seguir assistindo ao vídeo para fazer a arte perfeita. 


  • Parte externa


1 - O primeiro passo é preparar a caixa para encapar. Assim, na parte de cima das caixas, retire todas as abas com auxílio de estilete ou tesoura.

2 - Deixe a caixa bem simétrica, reforçando o seu fundo para não abrir. Aproveite para retirar excessos de fitas adesivas. 

3 - Com o tecido estampado, corte as medidas da caixa. A primeira medida deve ser no tamanho do fundo da caixa de modo que sobrem bordas para pôr dentro da caixa.

4 - Corte também uma outra medida de tecido para envolver toda a lateral da caixa. A medida deve ser justa embaixo e com sobra na parte de cima para poder virar a borda para dentro da caixa. 

5 - Agora forre o chão com um plástico para não sujá-lo com cola e sobreponha a caixa.

6 - Use o pincel para espalhar a cola em toda a superfície da caixa que irá ser envolvida pelo tecido. Inicie com a parte de baixo, colando o tecido no fundo da caixa e as pontas nas laterais.

7 - Em seguida, cole o tecido que envolve as laterais da caixa. A parte que sobrar vire e cole dentro da caixa.

8 - Retire as imperfeições do tecido com a tesoura e com auxílio do pincel reforce a colagem.


  • Parte interna


1 - Com um tecido neutro, recorte uma medida que envolva toda a caixa, deixando uma borda maior que a altura da caixa. A medida não deve ficar justa.

2 - Faça a bainha com cola quente para retirar os fiapos de tecido e falhas. Use algo para proteger as mãos e o chão. Prense bem a cola e o tecido com esse apoio para não queimar as mãos.

3 - Dobre o tecido ao meio bem esticado, deixando a bainha dele para fora. Feche com cola quente a lateral menor do forro que sobrar.

4 - Coloque-o na caixa com a bainha para dentro, assim, ao virar ela ficará escondida.

5 - Na parte interna do fundo da caixa você pode pôr uma medida de papelão encapada com o tecido colorido ou fazer o forro maior para sobrar e esconder o fundo da caixa. 


Pronto! Agora é só criar caixas organizadoras em várias medidas diferentes e com estampas coloridas. 


Avaliação: Responda de 1 a 5, o quão este conteúdo foi útil para você?

Encontre os produtos Döhler

Ama nossos produtos para cama, mesa e banho e quer saber onde comprar?
Faça uma busca e descubra no mapa onde encontrá-los nas lojas mais próximas de você.

Também quer que a Döhler faça parte da sua vida?
Temos diversos representantes em todo o Brasil. Entre em contato com um deles e venda os nossos produtos em sua loja também.

Nós usamos cookies para melhorar cada vez mais sua experiência de navegação no site.
Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Aceito